Lendo imagens com Falei com Da Vinci


Qualquer pessoa que embarque na viagem de exploração dos significados de uma pintura logo ficará confusa com a quantidade dos pontos de vista apresentados. Uma orientação simples é: se você vê alguma coisa, acredite nela – não importa o que digam. Se você não consegue ver, não acredite. Cada pessoa tem o direito de levar para uma obra de arte o que quiser levar através de sua visão e de sua experiência, e guardar o que decidir guardar, no nível pessoal. No entanto, o conhecimento da história e as habilidades de leitura pode ampliar essa experiência.

- A pequena história do relógio onde a sobreposição dos ponteiros simboliza a relação sexual de um casal, reivindica a mesma percepção que deveríamos ter com a imagem da 'ponte' em Mona Lisa.
- Que percepção Doutora?!
- Que a ponte simboliza uma ligação construída sobre muitos obstáculos daquela época… inacreditavelmente os mesmos obstáculos preconceituosos que impedem a simples interpretação...

Quando se analisa um objeto iconográfico, é importante tentar inverter a lógica tradicional da linearidade, associando o que está sendo estudado com questões atuais associadas ao nosso cotidiano, estabelecendo relações e conexões com contexto.

- Leonardo da Vinci era mesmo um gênio…
- Um gênio que plagiou dois personagens na Ceia…
- Quais?
- Apóstolo André ele plagiou da Ceia de Castagno, pintada 45 anos
antes e o apóstolo Felipe da Ceia de Ghirlandaio, pintada 15 anos antes…

Para que não se perca a intencionalidade de articulação com a narrativa é preciso que se obtenha o máximo possível de informação sobre o objeto iconográfico. Interrogando conteúdos subjetivos, percebendo intenções, finalidades e valores para analisar e desmistificar seus significados aparentes.

- Você tem razão, mas naín respondeu minha pergunta!
- O sal está naquela mesa por se tratar de um poderoso símbolo de amizade nas tradições do antigo Oriente Médio. Símbolo de lealdade, eternidade e pureza… porque jamais apodrece ou se corrompe! Na Bíblia, aliança de sal significa uma relação com Deus que não pode ser rompida...
 
Muitas obras utilizam uma linguagem de simbolismo e alegoria. Os objetos reconhecíveis, mesmo pintados em detalhe, não representam apenas eles mesmos, mas conceitos de significado mais profundo ou mais abstrato. Para entendê-los, é preciso compreender o contexto, a cultura e o artista que o criou.

- Somar! Vou mostrar uma coisa… só um minuto… Aqui estão, olhe esses
desenhos anatômicos feitos por Leonardo. O que vê?
- São perfeitos…
- Viu o que qualquer analfabeto vê! Por Zeus! Veja o que seus ouvidos
ouvem, e escute o que seus olhos veem! O que os desenhos dizem?!

Olhar não é o mesmo que ver, assim como ouvir não é igual a escutar. Olhar envolve apenas o esforço de abrir os olhos; ver significa abrir a mente e usar o intelecto. Como fazer isso?!

- Eu sei.
- Sabe?
- Sei que está na hora de embarcar.

Ver uma pintura é como partir para uma viagem, a melhor maneira de viajar é com um guia que lhe mostre coisas que do contrário passariam despercebidas.

Alexandra Pimentel – Prof. de Artes

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