Os Nambiquaras



Nambikwara significa fala inteligente, de gente esperta. Etnia. que pratica o “Xikunahity”, conhecido como futebol com a cabeça.

Os Nambiquaras já foram chamados de “Povos das Cinzas” por dormirem no chão à beira do fogo e amanhecerem cobertos por uma mistura de cinzas e areia. São vários grupos da mesma família linguística (Anunsu, Nhambiquara, Nambikuara, Nambiquara) que receberam, genericamente, o nome de Nambikwara. Eles se diferenciam de outros grupos éticos pela língua, pois falam vários dialetos e contam com traços culturais marcantes e próprios.

Famosos na história da etnologia brasileira por terem sido contatados “oficialmente” pelo Marechal Rondon e por terem sido estudados pelo renomado antropólogo Claude Lévi-Strauss, os Nambiquara vivem hoje em pequenas aldeias, população aproximada de 1682 (Renisi - 2008), nas altas cabeceiras dos rios Juruena, no Vale do Guaporé.

Rituais: Sua origem é explicada pelo mito da pedra preta. Praticam o ritual da flauta sagrada que narra a história do menino que se transformou em alimento para seu povo.

+ SUPLEMENTO