O Graal na Arvore da Vida


- Doutora... o próprio Chrétien descreve o Graal como um Cálice, vou desenhá-lo… Creio que a Doutora entenderá porque ele ganhou o significado de 'sagrado'...
(Falei com Da Vinci – pág.188) 

Segundo alguns autores, O Romance do Graal de Chrétien de Troyes, pontua a sociedade da época, questionando as relações entre o homem e mulher, os bens, a hierarquia social, o poder dos reis e da Igreja... Para outros, o Graal é um símbolo do poder sublime e do sentimento que brota do fundo do coração, justificando a máxima: somente os puro de coração podem encontrá-lo e tocá-lo!

Existem muitas interpretações do que seja o Graal: um prato, um cálice, uma pedra ou uma joia. Chrétien de Troyes o descreve como uma taça, enquanto o autor do livro Falei com Da Vinci, nos apresenta uma interpretação do Graal, não como um objeto físico, mas como essência transcendente, simbolizando-o como um bem imaterial configurado na Arvore da Vida, onde o Cálice Sagrado, não é o objeto da busca que nos eleva a plano superiores, mas a busca em si mesma.